-
Recnove Rede Record
- Arquitetura
- Edo Rocha
- Área
- 186.000m²
- Ano
- 2009
- Local
- Jacarépaguá - RJ
- Premiações
Premio IAB/SP 2010 – Categoria Paisagismo Projetos Especiais
- Cliente
- Rede Record
- Status
- Em desenvolvimento
Criar um boulevard amplo e contínuo, marcadamente para usufruto dos pedestres, que proporcionará a eles explorações espaciais com multi-atividades e surpresas visuais dentro do contexto paisagístico. Praças com estares cobertos e descobertos para convívio e contemplação interligam os edifícios por alças de acesso que, por sua forma circular, remetem as formas das ondas de propagação dos sinais de comunicação, e propiciam aos passantes uma maior amplitude visual dos espaços e jardins.
A configuração dos panos de estar e circulação, assim como a distribuição dos mobiliários e as áreas de vegetação reforçam a ideia de meio urbano, onde o dinamismo e a diversidade de formas, cores e estilos criam um rico mosaico que oferece ao indivíduo inúmeras possibilidades de caminhos e paisagens.
USO RACIONAL DAS ÁGUAS
Ao longo do “boulevard” foram projetados espelhos com efeitos d’água (jatos e cortinas), escalonados e interligando-se por quedas d’água e bordas infinitas, como um riacho que ao final deságua no lago. Este por sua vez, funcionará como um reservatório de água para reuso, alimentando todo o sistema e garantindoa irrigação do jardim e limpeza geral.
CANAL
O canal foi projetado para absorver as variações do nível d’água provenientes dos sistemas hídricos (águas pluviais dos edifícios, drenagem do sistema viário, espelhos d’água e resfriamento do gerador). O percurso foi escalonado, de forma a acompanhar o caimento do terreno com a formação de diques que transbordam de um para outro garantindo uma lamina d’água constante.
JARDINS FILTRANTES/ LAGO
Trabalhando em conjunto com o canal e espelhos d’água como em um sistema fechado, o lago recebe as variações de nível d’água, neste caso, provenientes dos jardins filtrantes e regime de chuvas, considerando o período de retorno de dois anos e cem anos. Sua área está dividida em bacias com diferentes níveis. As mais altas são responsáveis pela etapa final da fitorestauração, onde foram especificadas vegetações com capacidade filtrante. As bacias mais baixas retém o excedente das águas pluviais e caracterizam-se por uma vegetação resistente à essa variação hídrica.