-
City of Democracy
- Arquitetura
- PPMS; Metro Arquitetos; SIAA
- Área
- 4.099.302 m²
- Ano
- 2012
- Local
- Libreville - Gabon
- Premiações
Concurso para reabilitação do Centro de Conferência da Cidade da Democracia – Libreville, Gabão. 2º Colocado
BOULEVARD E ESTACIONAMENTOS-PARQUE
O desenho paisagístico proposto é legível como unidade, cria uma relação coesa entre o espaço exterior e os edificados, assume-se como uma extensão funcional, onde se sente um diálogo harmonioso entre a paisagem natural, o contexto cultural e a atualidade. Não se limita ao espaço exterior, através de floreiras e taludes, invade acessos e ambientes de todo o complexo.
O local pretende manter uma atmosfera africana, onde o Homem e a natureza se fundem. Permite vivências alegres e descontraídas, onde um traçado contemporâneo é dominante, sendo complementado pela presença de vegetação exuberante, de diferentes extratos de acordo com a função que desempenham na organização do espaço, permitindo sempre, uma visão total dos edifícios.
O elemento água representa a efemeridade da vivência dos povos, sua história e suas memórias, mas também nos transporta para o futuro e nos dá respostas, traduz simbolicamente a resiliência do povo africano. Pretende não só refletir os edifícios, o céu como também a vegetação.
A água traduz-se fisicamente no espaço sob a forma de um tapete contínuo, condutor de eixos visuais que permitem a contemplação dos edifícios e dos taludes contíguos a um circuito principal coberto.
A circulação de pedestres entre edifícios é feita através de um circuito principal coberto, traduzido num eixo bipolar. Em alternativa os visitantes poderão optar por um percurso exterior caraterizado pela ocorrência de um jogo de canteiros lembrando padrões representativos da cultura africana. Uma cortina de vegetação faz a barreira entre este espaço e o parque de estacionamento, complementado por árvores de arruamento que tornam mais confortável este ambiente térmico.PARQUE ZOOBOTÂNICO E GOLFE
O Gabão é mundialmente conhecido pela rica floresta equatorial e a presença de animais selvagens únicos, sendo considerado santuário para espécies ameaçadas de extinção como o gorila da planície, o elefante florestal e chimpanzés.
O Parque Zoobotanico City of Democracy combinará espaços florestados, com a presença de animais selvagens da fauna local vivendo em semi liberdade, inseridos como elementos temáticos do campo de golfe.
Animais como elefantes florestais, crocodilos, antílopes, grandes primatas estarão distribuídos no parque de forma harmônica, reproduzindo o ambiente natural das espécies, com delimitações sutis ao olho humano, mas sem por em risco os usuários do local.
Recintos de imersão, mirantes e trilhas nas áreas florestadas serão recursos para manter a aves alojadas, proporcionando ao visitante a sensação de compor o ambiente através da aproximação com os animais.
A proposta de consorciar o “zoo” com o campo de golfe oferece qualidade paisagística para a contemplação de belezas cênicas aos freqüentadores do local, sem a presença de grades ou fixação grosseira de espaços.Exemplificando, elefantes contarão com espaço aberto entremeado de maciços de mata equatorial, os banhados para crocodilos funcionarão como obstáculos para o golfe; pastos dos cervídeos terão uso comum aos jogadores do golfe.
Esse modelo de zooparque permite não só a contemplação de diversas espécies de animais ameaçados de extinção que só ocorrem nessa área do mundo, como um ambiente adequado a vida animal, favorecendo a reprodução e demonstrando a preocupação que o país tem com a biodiversidade africana única.